quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os Gideões no Brasil - Jubileu, 50 anos!















































Setembro de 2008 reveste-se de brilho com o Jubileu da primeira distribuição do Novo Testamento pelos Gideões em Minas Gerais.
Nas comemorações durante sua 32 Convenção Nacional em Goiânia, o mesmo edificante e inspirador programa, este ano com o Pastor Paulo Solonca pregando nas Horas Bíblicas, o cantor carioca Isaías Mendes, e os testemunhos de conversões através do NT entregue pelos Gideões com o Pastor Moisés de Freitas (Pastor da Igreja Batista em Vila Brasília, em Goiânia), João Rosa de Carvalho, Pastor da Igreja Cristã de Palmeiras; e Miss. Tom, da Jocum.

As Fotos - Mostram momentos da 32 Convenção Nacional, dos novos Gabinetes de Os Gideões e de As Auxiliares dos Gideões, do serviço
* Homens do Livro Santo - 1 Tim. 4:13; Deut, 11:18
* Homens que testemunham - At. 1:8; Prov. 11:30; 2 Cor. 4:13
* Homens que oram ao Senhor - 1 Sam. 12:23; Ef. 6:18; Fil. 4:6
* Homens que Semeiam a Santa Semente.
* Homens que Contribuem para a expansão do Evangelho
e confraternização alegre e fraterna dos membros, no Jantar com Pastores, e no City Tour pelos belos parques de Goiânia e em também Caldas Novas.


























Enfim, música nas escolas outra vez!

Estou repassando esta mensagem que acho interessante:

Folha de São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008.

JÚLIO MEDAGLIA
"É preciso abrir a mente dos jovens para muitas vivências sonoras e mostrar-lhes como é grande e colorido o mundo musical universal".


NA DÉCADA de 1930, a carreira internacional de Heitor Villa-Lobos fluía muito bem. Ao ver, porém, a expansão dos meios eletrônicos de massa, o rádio e a gravação de discos, apaixonado pelo Brasil como era, resolveu permanecer aqui para iniciar um projeto de ensino musical nas escolas. Pretendia, assim, proteger nosso povo de um possível ataque maléfico dessa emergente indústria da cultura, que ele chamava de música de repetição.

Dizia, não com estas palavras, que o brasileiro deveria ser municiado de informações musicais sólidas, pois poderia ficar refém dessa máquina, seguramente mais preocupada em comercializar seus produtos que em prestar serviços à cultura nacional. Não se tem notícias de um raciocínio tão coerente e premonitório como esse, sobretudo quando se observa a realidade cultural atual.

Esse bombardeio via satélite, promovido por uma indústria cultural que se expande na mesma proporção em que baixa o nível artístico da produção, ocorre internacionalmente, direcionando o público no sentido de um frenético "consuma e descarte" que, tratando de bens comuns, pode funcionar, mas, quando aplicado à criação artística, promove verdadeira devastação na sensibilidade humana.

Inicialmente apoiado pelo interventor federal em São Paulo, tenente João Alberto, Villa fez uma longa viagem ao interior de nosso Estado - carregando um piano consigo! -, iniciando uma verdadeira caravana em prol da divulgação e do ensino de uma música de qualidade.

Com o bom resultado da experiência/aventura , o grande educador Anísio Teixeira, então secretário de Educação do Rio, criou para Villa uma Superintendência da Educação Musical e Artística. Próximo do poder central, Villa fez seu projeto chegar a Getúlio. O ditador, encantado com as manifestações de massa do ufanismo patriótico nazifascista da Europa, viu nas concentrações corais de Villa o instrumento ideal para promover algo semelhante no Brasil. Assim, decretou a obrigatoriedade do ensino musical no país. Em seguida, criou-se o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico para a formação de professores, o qual Villa dirigiu até sua morte, em 1959.

Por mais que se possa ter criticado componentes daquele projeto, o canto orfeônico prestou inestimáveis serviços à formação do brasileiro.

Com a criação do "Guia Prático", harmonização de 137 cantos populares das diversas regiões, Villa fazia com que o Brasil se conhecesse por meio da música e, ao vocalizá-los, que o jovem se autodisciplinasse. Nessas aulas chegava ao jovem também a informação de um universo musical amplo, assim como o conhecimento da música dos grandes mestres.

Em 1972, o coronel Jarbas Passarinho, então ministro da Educação e Cultura, prestou um desserviço à nação ao extinguir o ensino musical nas escolas, provavelmente temendo o poder feiticeiro, talvez subversivo da música.

Nestes 36 anos, não faltaram empenhos para trazer de volta o ensino musical ao jovem, já que essa forma de expressão é a que mais acompanha o ser humano na vida.
Recentemente, a senadora Roseana Sarney apresentou um projeto que alterava a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, propondo a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas. Para surpresa geral, essa proposta foi aprovada rápida e unanimemente no Senado e na Câmara. No dia 18/8, o presidente Lula sancionou esse projeto de lei, dando três anos às comissões de ensino para se adaptarem às exigências pedagógicas estabelecidas nos artigos 1º e 2º dessa lei.

Surge agora o debate de como conduzir a criação de um currículo. Teme-se que comissões de endiabrados alquimistas se reúnam por décadas para a elaboração de um monstrengo pedagógico, enquanto outros, sabedores da urgência da aplicação desse ensino, optem pela criação de algo prático e imediato.

Sou da opinião de que se crie uma comissão mínima para debater o assunto, com apoio do Ministério da Cultura, e se elabore um currículo prático e compacto de no máximo dez páginas. Para que, com ele, um músico de formação razoável - sem mil diplomas, licenciaturas ou mestrados! - possa entrar numa sala de aula e exibir vídeos, CDs, fazer as crianças cantarem o "Guia Prático", conhecer os hinos nacionais, tocar instrumentos simples, talvez fabricados por eles mesmos, baseados nas experiências do método Carl Orff.

Assim, pode-se abrir a mente dos jovens para muitas vivências sonoras e mostrar-lhes como é grande e colorido o mundo musical universal, bem diferente daquele que ele vê na TV.

E que se faça isso rapidamente, antes que o processo de imbecilização coletiva via satélite ganhe essa guerra.


JÚLIO MEDAGLIA, 70, é maestro.
www.juliomedaglia. com.br


Autor Júlio Medaglia
em 24/9/2008

Marcio Buzatto
Bacharel Regência e Composição Musical
Coral da UFRGS Coro URI-Erechim Vocal Coren-RS
Coord. Departamento de Regentes FECOR

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

IGREJA PRESBITERIANA DE NILOPOLIS - 69 ANOS

Esta semana comemora-se o aniversário da Primeira Igreja Presbiteriana de Nilópolis, e porque não dizer da Baixada Fluminense.

Em verdade atuante ha mais de 80 anos, mas passa a contar a partir de sua organização.
É filha da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, pela ação de seu fundador, Presbítero Augusto Apparício Azevedo. Sim, era meu tio, irmão de meu avô materno, que foi convertido após sua chegada no Brasil no início do século XX.

Dos muitos frutos, registre-se a organização de muitas igrejas, como as de Angra dos Reis, Miguel Couto, Edem, Olinda, Cabuís, etc.
A SAF já comemorou 81 anos, e o Coral Exodus 42 anos.
Também a construção do Prédio de Educação Religiosa, e a criação do Instituto Presbiteriana de Ensino - IPE, em Nilópolis.

Ainda fica devendo um estacionamento para seus membros, uma sala com o Museu Histórico com acervo de um Departamento próprio.

Das comemorações.
Houve o Culto Solene na última Terça-feira, 9/Set/2008 teve a participação musical do Coral Exodus, Solo do Clodoveu Rodrigues e do grupo de louvor.
A mensagem.
Esteve a cargo do Rev Dr. Augustus Nicodemus, Chanceler da Faculdade Presbiteriana Machenze, de São Paulo.
O bolo.
Saboroso como sempre, a cargo da SAF.

As Fotos, de minha autoria.










CARTA AOS AMIGOS


Respondendo ao irmão, (e amigos)


Estamos bem e em paz.
A despeito de termos perdido o Nathanael que faleceu em 2000 de infarto, e o José em Dez/2007 de câncer. E a Eunice ficou viuva, pois o marido Geraldo faleceu em out/2007 de infarto. Estivemos os irmãos (eu, o Cláudio e o Joel) lá em Brasília visitando-a em novembro.
Eu finalmente me separei de minha esposa; depois de 34 anos de casado, entrou com pedido de pensão (?!), saí de casa e moro com minha filha (também separada)...
Eu e Cláudio estamos aposentados, e nos dedicamos a cantar em 3 corais, sendo que eu atualmente estou Presidente do Coral Exodus. Os outros são o Madrigal do Samuel e o Coral Vozes de Nova Iguaçú.
Para manter-me ativo comecei a pintar em 2006. Atualmente tenho mais de 30 telas. Algumas ficaram muito boas...! Também comecei a fazer aulas de Dança de Salão. Minha filha e meu irmão Joel e a esposa aderiram. É na mesma academia que minha neta faz Balet e Jazz.
Continuo Gideão Internacional, e além de lider em Nilópolis, também participo no Gabinete Estadual. Neste próximo Domingo (15/9/08) estaremos viajando para Goiânia-GO e participar da Convenção Nacional, que neste ano comemora 50 anos de atividades no Brasil. Fiz muitos amigos nesse ministério evangelístico, e conheci muitas cidades interioranas do nosso belo e imenso Brasil.
Outras notícias, nor meu blog:
[http://eliblogpacheco.blogspot.com]
Com um abraço de

Eli Pacheco


-------------------********--------------------------

Jevan escreveu:

OLÁ AMIGO pacheco ESTOU SEMPRE ALEGRE PARA RECEBER E ENVIAR RECADOS E NOTÍCIAS AOS AMIGOS .SE POSSÍVEL MANDE-ME NOTICIAS DOS SEUS IRMÃOS. ENFIM DOS AMIGOS COMUNS.
Abraços


FOTOS E NOTÍCIAS









quinta-feira, 4 de setembro de 2008

BEST 10 CONTRA A VELHICE - É BOM

OS DEZ ALIMENTOS QUE COMBATEM O ENVELHECIMENTO PRECOCE



Os Dez Alimentos que Combatem o Envelhecimento Precoce e auxilia na recomposição de células envelhecidas.



1.MAÇÃ
2.Aveia
3.Alho
4.Soja
5.Azeite de Oliva Extra
6.Tomate
7.Castanha do Pará
8.Iogurte
9.Semente de Linhaça
10. Uva.

LEIA ATÉ O FIM - É LONGO MAS VALE A PENA LER!!!

1.Maçã

Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs
ajuda a retardar o envelhecimento da pele, protegendo-a dos raios solares.
A fruta é rica em fibras e vitamina c, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis.
Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados
Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem
o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de
laranja (63 calorias em cem gramas).

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis
aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a
absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de
potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o
excesso de água retida no corpo.

2.AVEIA

De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a
diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia
de farelo ou 60 gramas da farinha.

A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol,
a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por
seus efeitos como antiinflamatório. Para os dentes, combate as cáries.
Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia,
hiperatividade e ansiedade.

Indicada para controle de diabetes, como estabilizadora do nível de açúcar no
sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de
energia para assimilação lenta e de fibras.

3.ALHO

Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho
consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias.

Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina
(substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria que causa a
úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico.

Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol
ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode
ajudar na prevenção de tumores malignos. Quantidade recomendada: um dente por
dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus,
bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no
tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. Além disso, graças aos
compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis
de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.

4.SOJA

A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico.

Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu
consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há
indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a
prevenir o câncer de mama e de cólon

Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a
uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a leguminosa é
rica em isoflavonas.
É um fitoestrôgenio, pois imita o estrógeno (hormônio sexual feminino).
Quando elas entram no organismo da mulher na menopausa, são capturadas
pela mesma proteína que carrega o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor do estrógeno, onde elas irão atuar como o
hormônio, fazendo o papel dele no corpo da mulher.

Consumida três vezes por semana a partir dos 25 anos, ajuda as mulheres
a manterem os níveis de hormônios regulares depois da menopausa.

5. AZEITE DE OLIVA

Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua idade
verdadeira em 2,7 anos.

Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de
maior qualidade. Para ter essa característica, não podem passar por processos
térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a
27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor.

Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do
estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra
gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos
outros óleos; acelera as funções metabólicas.

Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e
esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).

Extravirgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da primeira
prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio (processo que preserva
os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais escuro, mais o sabor é acentuado.

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode
reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o HDL.

Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125 calorias.

6. TOMATE

Devemos comer o ano inteiro. Diminui 40% de câncer de esôfago se você comer
apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias.

Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O cozimento do
tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate
cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque azeite de oliva no tomate, para
absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes
antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.

10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o
risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de
vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas
calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a
combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é
rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e
ferro.

Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa.
Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

7. CASTANHA-DO- PARÁ

Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora
de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da
refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres
ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.

Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de
radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do
coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por
dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide,
fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos
radicais livres.

Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de Selênio no
organismo humano.

A castanha-do- pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de
selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de
peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a
ação dos radicais livres.

8. IOGURTE

O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro
laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e
do complexo B.

O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas
à saúde) por mililitro. Além de equilibrar a microflora intestinal, elas
auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas
por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer.
A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.
Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.

Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha
corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode
atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.

A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200 mg ao
dia após a menopausa. 1 copo de iogurte tem aproximadamente 300 mg de cálcio.
Calorias 90.

9. SEMENTE DE LINHAÇA

Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos
graxos do tipo ômega 3. Trabalhos científicos já comprovaram que o óleo de
linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem metade, ou seja,
30%. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de peixe ou não pode ter
acesso a ele e pretende obter a proteção daquele óleo que é fundamental à
nossa saúde.

O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta,
trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes,
diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e inclusive melhora
o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a
combater a obesidade. Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante;
previne câncer de mama e próstata.

O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol
ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência
diariamente, no café da manhã. Estudos recentes atribuem à linhaça
propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da
TPM e os fogachos da menopausa.

Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM e menopausa, consuma
diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada sobre os alimentos.

A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a
ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de linhaça protege e evita a
formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos um deles é a
LIGNINA (fitoesteróides) , substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes
mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido
até hoje tem esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados
ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e
estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

10. UVA

Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, deixa sistema
imunológico e mas artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da
memória e doenças cardíacas. O resveratrol também vem sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.

Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do
fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de
serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e
bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.

A uva vermelha ou preta, presente no suco,
ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura
nas artérias, prevenindo doenças do coração.

Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho,
possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos
aliados no combate aos radicais livres.