sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Eclipse parcial da lua neste Sabado 16 de agosto de 2008

Eclipse parcial da Lua




Os eclipses são muito importantes porque indicam o final e o início de ciclos de mudança.

Eclipse parcial da lua

Hoje é dia de eclipse da Lua. Ao contrário, porém, do que aconteceu com o eclípse lunar anterior, em que o eclipse lunar foi total 21/2/2008), o que hoje acontece a partir das 17:36 é parcial, com cerca de 80 por cento da Lua a ficar na sombra projetada pela Terra sobre ela, e terá duração de 2 horas.

"Durante a fase máxima do fenômeno vai continuar a ver-se uma pequena parte da Lua, com o aspecto de uma bananinha branca em cima", explica o astrônomo Máximo Ferreira, que hoje orienta no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.
Certo como um relógio, o satélite natural da Terra vai assim tornar-se uma vez mais uma bola avermelhada no céu (embora com a tal pequena zona branca). Estes eclipses, como é o caso deste, acontecem sempre em noites de Lua cheia e sempre duas semanas depois de ocorrer um eclipse do Sol - como o que foi visível na Sibéria e norte da China a 1 de Agosto.


Os eclipses são efemérides astronômicas. Também são importantes, porque indicam o final e o início de ciclos de mudança.

Daí estudiosos e astrólogos repercutirem sobre a necessidade de consciência em relação a si mesmo, de analisar o momento em que você se encontra, refletir sobre os papéis vem desempenhando, saber o que precisa ser deixado para trás e agir em prol das diretrizes que precisa perseguir.

Nos eclipses, sejam do Sol ou da Lua, a Terra fica sem “pai” nem “mãe”. Assim, o simbolismo do eclipse está em um chamado à responsabilidade, onde cada um é encarregado de dar conta dos próprios problemas, dos projetos para o futuro e do sentido de sua vida.
O eclipse lunar do próximo sábado se dará com o Sol no signo de Leão e a Lua em Aquário. Se você possui o signo solar, o Ascendente ou a Lua em um dos dois, é mais provável que perceba o começo de uma nova fase na qual idéias, condutas e hábitos infrutíferos precisam ser abandonados e, novas atitudes e conceitos, precisam emergir. Sabendo as casas no seu Mapa Astral onde se encontra o eixo Leão-Aquário você descobre a área da sua vida envolvida com o eclipse.

Acreditando ou não, os eclípses além de ser um fenômeno muito bonito e interessante, são uma espécie de convite à meditação e a uma nova perspectiva sobre as coisas. São instantes mágicos, como se o tempo e a natureza estivessem em suspenso e as coisas fora de lugar. A ordem cósmica se altera. Portanto, a consciência de si, do que está a sua volta e do universo como um todo adquire importância ainda maior.

Então a gente se pergunta: “Para onde estou indo”?

Texto adaptado do original de: Dimitri Camiloto

Nenhum comentário: