sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Monge e O Executivo

VIAJEI MUITOS PAÍSES



Cheguei a inumerar dezoito países nos meus 20 e tantos anos de mar.
Dentre os mais interessantes, o Egito (as cidades de Alexandria, Cairo e Giza ou Gizé, onde ficam as Pirâmides e almoçamos olhando para a Esfinge); Emirados Árabes; a França (cidades de Marselha, Nimes, Cannes, Port de Bouc, Martigues, Aix-en-Provence, e o Porto de Dunkerque); Inglaterra (País de Gales); Itália (Ilha de Sardenha); Portugal, uma volta às origens da família, onde conheci as cidades de Santarém, o santuário de Fátima, Batalha, a gruta de Santo Antônio em Leiria, além de Lisboa e Almada, passando gostosos 20 dias, na minha viagem de instrução, aos 23 anos.


Mas comecei a viajar muito cedo, através dos livros.

Trabalhei desde os 15 anos no quartel do Exército, no Morro da Conceição, no Rio de Janeiro, até entrar na EFOMM.
No quartel, passava minhas sestas na Biblioteca, onde tinha acesso irrestrito, até darem cabo com o acervo, quando selecionei para mim (do que havia restado), Guerra e Paz, de Leon Tostói. Este livro demorei três anos para ler seus dois volumes, grossos, enormes.. Mas cheios de história da civilização, me abrindo os olhos para outros mundos...

Devorei coleções, como as de Shakespiere e Pearl S. Buck, escritora norte-americana quando estudei na EFOMM (Escola de Oficiais da Marinha Mercante, no Rio de Janeiro, de 1970 a 1973).
A solidão da vida no mar quebrava com a leitura de coleções de autores da moda.

Depois, cansei... Dei um tempo.

Ultimamente voltei a ler. Há sempre um livro à nossa espera...
O Crime do Padre Amaro, Eça de Queirós, me reportou à história portuguesa, contada pela região de Viseu, raiz da minha família. Adorei.

Por último, estou terminando (com saudade) O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. Editora: SEXTANTE. Ano de Edição: 2004. Foi uma indicação do meu cardiologista Carlos Alberto, para ajudar-me a enfrentar alguns dilemas, frustrações...

Recomendo, para quem não tem como pagar viagens por vezes muito caras, LEIA UM LIVRO!!!

Recomendo, para aprender algo mais além do seu mundinho particular, LEIA UM LIVRO!!!

Além de ser boa companhia para suas horas inúteis, pode ser um bom guia para viajar, na real ou virtualmente.

Quem quiser alguma dica de leitura, me pergunte. Devo ter lido mais de duzentos livros, mais... Só na adolescência lia um a dois livros por semana, na biblioteca da Associação Comercial de Nilópolis, onde trabalhei aos 12 anos (que bom foi para meu crescimento), e conheci José de Alencar, Machado de Assis, ...

Fotos:

Egito




SOLTANDO SUA MENTE..



Viajei muitos países.


LEIA UM LIVRO



Nenhum comentário: